GAMIFICATION 01: A jornada atrás da gamificação


Para marcar a importância desta ferramenta, retomamos que a gamificação é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos. O principal objetivo é aumentar o engajamento e despertar a curiosidade dos usuários e, além dos desafios propostos nos jogos, na gamificação as recompensas também são itens cruciais para o sucesso. Na prática, isso significa oferecer recompensas aos participantes que realizam tarefas pré-estabelecidas que podem estar voltadas para a recomendação, a divulgação ou a avaliação dos produtos ou serviços da empresa bem como ao próprio autoconhecimento. Pensemos nas histórias ou sagas que conhecemos. Os heróis, para chegar ao seu objetivo final – a conquista de um prêmio ou título –, passam por incontáveis batalhas e dificuldades as quais devem superar para serem dignos da conquista de seus objetivos.

Prova-se aqui que, aquele que se dispõe a viver esta saga, traz à tona competências das quais não se entendia capaz, pois até os heróis possuem seus momentos de dúvidas e questionamentos. Quando compreendem que vencer depende de seu empenho, engajamento e força, conseguem avançar e chegar à reta final. Transferindo este percurso para o ambiente organizacional em que os jogos estão acontecendo, o colaborador se vê diante de percalços que deve vencer para que o time e ele próprio recebam os méritos da vitória. E aquele que guia o jogo – consultor, por exemplo – resgatará os aprendizados percebidos durante o processo com a participação efetiva dos jogadores levando-as à percepção de que a competição pode ser saudável, de seus méritos durante o game, de que o desempenho melhor sempre pode ser estimulado. Uma ressalva deve ser feita, contudo: para que uma estratégia de gamificação obtenha sucesso, é preciso que ela faça sentido para seus participantes, tenha premiações relevantes e traduza o contexto no qual o público-alvo se encontra e possua um propósito claro. Por isso, o ponto inicial do planejamento de uma ação desse tipo é o mapeamento do público e dos objetivos, assim, a possibilidade de acertos aumenta ao mesmo tempo em que os participantes compreendem o porquê estão ali e quão importante é sua atuação para a saúde da empresa se manter estável superando obstáculos.

A peça mais importante da gamificação? O jogador. É nele que reside a atenção do condutor da dinâmica para que seus comportamentos sejam resgatados e validades como molas propulsoras da equipe, da área, do business. Vale a pena conhecer o quanto um tabuleiro pode fazer a diferença na vida das pessoas, estas, o maior capital das organizações.

  • Instagram
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube

Center Vale Shopping entrada no 1º andar, ao lado da Kalunga.

 

Avenida Benedito Matarazzo, 9403
Jardim Oswaldo Cruz - CEP: 12215-900

Quer ficar por dentro das últimas tendências em gestão de pessoas e comportamento humano que afetam as organizações?

Inscreva-se em nossa newsletter

© 2019, Conexão T&D. Todos os direitos reservados.