top of page

A Necessidade de um RH Estratégico (Parte 02)


As tendências são balizadoras para mudanças efetivas que levem ao sucesso corporativo. A T&D Internacional Organization nos apresenta três:


1.  Um RH mais sensível e baseado em dados

Há muito que o RH confia na sua intuição e conhecimento avançado do comportamento humano como a principal vantagem competitiva sobre outras posições na organização. Novas tecnologias permitem que o RH seja ainda mais sensível através do uso de dados. As ferramentas medem constantemente o engajamento, o desempenho, o aprendizado e o bem-estar dos funcionários, gerando valiosas informações de causalidade e insights para ações mais assertivas. O RH está começando a dizer: "Vou mostrar os dados que confirmam nossas suspeitas e revelam outra coisa também". Isso não quer dizer que a intuição do RH esteja sendo desconsiderada; pelo contrário, o RH agora tem as ferramentas para confirmar sua intuição e descobrir ainda mais sobre as relações humanas na organização usando a tecnologia.


2.  RH como Consultor de Produtividade

Na prática, o RH muitas vezes se torna uma babá de líderes, responsável por prazos e tarefas operacionais de baixa relevância estratégica. Se pensarmos no RH como um consultor de produtividade, apresentaremos novas perguntas: o que impede que o funcionário seja produtivo? O que impede o líder de ser produtivo? O primeiro passo para ser mais relevante é examinar o problema onde ocorre - no chão de fábrica, no local do cliente, no campo, onde quer que o trabalho realmente ocorra.


 3. O RH ágil e experimental

A velocidade dos negócios não permite ciclos mais longos de criação de programas corporativos. Os profissionais de RH estão se tornando mais ágeis, assumindo mais riscos e sendo mais experimentais. Isso requer uma mudança de mentalidade no próprio RH - abraçar o erro como parte do processo e focar nos resultados de alto impacto. Permite coletar ideias e soluções em poucas horas e avaliá-las quanto à adequação e benefícios. As melhores ideias tornam-se projetos piloto de inovação e os colaboradores são convidados a participar e experimentar. Muitos RH´s já atuam nesta direção, porém, para sua completa efetividade, a alta gestão deve validar suas ações e reconhecer seu valor no ambiente corporativo, além do preparo necessário para qualquer profissional atuar de modo sólido em sua realidade. O quanto já evoluímos e quanto ainda falta para atingirmos este patamar de ações? Vale revisitar o RH com cuidado, pois este é parte integrativa do DNA de uma empresa e responsável pela manutenção de sua saúde.

bottom of page