top of page

Boas Perguntas Determinam Boas Ações 04: Como Trabalhar com uma Pessoa Manipuladora?


Infelizmente, muitos locais de trabalho promovem manipuladores porque parecem ser eficazes para fazer as coisas, apesar dos custos significativos que seu abuso pode causar à produtividade e às pessoas ao longo do tempo. Particularmente quando não se consegue que a hierarquia ou outras autoridades intervenham em seu nome, é preciso ter as próprias abordagens para lidar com pessoas deste perfil sem que se lance mão a ações antiéticas. Assim, seguem algumas sugestões de Liz Kislik que ajuda as organizações da Fortune 500 a resolver seus problemas mais espinhosos. Ela leciona na Universidade de NYU e Hofstra. Vamos às ações:

  • Primeiro, seja cético em receber muita atenção especial.

Manipuladores geralmente não mostram suas verdadeiras cores no início de um relacionamento. Na verdade, muitas vezes, eles se apresentam como aliados ou confidentes, porque precisam atraí-lo para perto e, então, perceber seus pontos de melhoria bem como entender o quanto eles podem obter de você.

  • Em segundo lugar, esteja disposto a arriscar pequenos confrontos públicos

Às vezes, a única maneira de expor as manobras de um manipulador é confrontá-las no momento adequado. Pode ser difícil fazer isso, pois, mesmo as pessoas mais experientes podem ficar atônitas e não acreditarem que a pessoa exposta é uma manipuladora, ou talvez não consigam pensar o que dizer quando alguém está subvertendo padrões normais de comportamento e jogo justo, apesar do prejuízo organizacional que compreendem que exista. Então, quando alguém tem a coragem e a inteligência para intervir, coloca o manipulador em sobreaviso de que seu comportamento foi detectado.

  • Em terceiro lugar, recusar-se a manter segredos ou a atuar como intérprete de forma a normalizar o comportamento subjugado.

 Em vez disso, seja direto e proteja seu terreno. Esses planejadores podem tratá-lo como uma pessoa confiável, fornecendo-lhe informações sobre as insuficiências e falhas de outras pessoas, como se apenas você tivesse a perspectiva e discrição para entender o que é importante. Não seja absorvido pela lisonja implícita. Peça detalhes e detalhes para eliminar sua intenção de trazê-lo para perto de seu alcance.

No mais, atenção, cuidado e muita escuta ativa podem prevenir grandes prejuízos. É, a evolução enquanto pessoas é lenta.

bottom of page