top of page

Inteligência Artificial nas tomadas de decisões


Pouco se fala, mas o impacto da inteligência artificial (IA) estará nos negócios em um futuro próximo. Apesar de despertar críticas, as empresas devem se iniciar no assunto.

O desenvolvimento da Inteligência Artificial torna as previsões melhores, mais rápidas e mais baratas, permitindo usar informações que você tem no presente para gerar informações que não tem, pois, quando temos diversas informações, temos que filtrá-las, classificá-las e até reduzi-las algumas vezes. Agora as máquinas fazem isso por nós.

As máquinas possuem um processo de tomada de decisão. A Harvard Business Review em parceria com alunos de MBA na Rotman School of Management da University of Toronto, introduziu uma ferramenta simples de tomada de decisão: o AI Canvas. Cada espaço na tela contém um dos requisitos para tomada de decisão assistida por máquina, começando com uma previsão, veja:

Como você pode decidir se empregar uma máquina de previsão melhorará as coisas? O AI Canvas é uma ferramenta simples que ajuda você a organizar o que precisa saber em sete categorias para fazer essa avaliação de forma sistemática. Fornecemos abaixo um exemplo para o caso de alarmes de segurança.


Essas melhorias vêm de dados de feedback, coletados quando a máquina de previsão está operando em situações reais. Os dados de feedback geralmente são gerados a partir de um conjunto mais rico de ambientes do que os dados de treinamento. O convite está feito. Deseja experimentá-lo?


bottom of page