Pessoas Exponenciais 04: Sheryl Sandberg


Rica, poderosa, bem-sucedida na carreira e na vida pessoal, Sheryl Sandberg, o braço direito de Mark Zuckerberg no Facebook, viu seu mundo virar de cabeça para baixo com a morte do marido, há dois anos. Mergulhou fundo na dor do luto para voltar à tona com uma nova história e uma lição de esperança e coragem. Era maio de 2015 quando o empresário Dave   também um executivo super bem-sucedido do Vale do Silício, parceiro querido e pai de seus dois filhos, Sandberg, então com 45 anos, habituada a resolver qualquer coisa, viu-se pela primeira vez diante de algo que não podia consertar. Dois anos depois de sua “queda no vazio”, como descreve o episódio, e de aprender que teria que mergulhar na própria dor até bater o pé no fundo e tomar impulso para cima para respirar novamente, voltou à superfície com o livro Plano B, no topo da lista dos mais vendidos nos Estados Unidos e recém-lançado no Brasil. E ela nos diz:

O que aprendeu sobre resiliência? Aprendi que tenho mais do que supunha. Há uma citação no livro que adoro: “Somos mais vulneráveis do que pensamos, mas mais fortes do que imaginamos”. 

Quanta força eu posso ter quando não tenho outra escolha. Aprendi a ser mais grata – eu não gostava de festejar meu aniversário e fazia piadas sobre ele. Só comemorava de cinco em cinco anos! Nunca mais fiz ou farei piadas sobre um aniversário de novo.

Quando você começar sua carreira após a faculdade, procure oportunidades, procure crescimento, procure impacto, procure uma missão. Mova-se para os lados, para baixo, para frente e para fora. Construa suas habilidades e não o seu currículo. Avalie o que você pode fazer, e não o cargo que vão te dar. Fazer trabalho de verdade. Pegue um meta de vendas, uma linha de produção ou um trabalho de operações. Não planeje muito, e não espere uma subida direta. Se eu tivesse traçado um plano para a minha carreira quando sai da faculdade, eu teria perdido a minha carreira.

Ou seja, resiliência com foco e adaptabilidade contínua. Se você está acomodado na sua função, com a sua carreira e com sua organização, desacomode-se ou os fatos o levarão a isso.


  • Instagram
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube

Center Vale Shopping entrada no 1º andar, ao lado da Kalunga.

 

Avenida Benedito Matarazzo, 9403
Jardim Oswaldo Cruz - CEP: 12215-900

Quer ficar por dentro das últimas tendências em gestão de pessoas e comportamento humano que afetam as organizações?

Inscreva-se em nossa newsletter

© 2019, Conexão T&D. Todos os direitos reservados.