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Qualidade de Vida (Parte 04)

Humanizando relacionamentos no ambiente corporativo: Respeito

Continuando:

2. Saiba como transmitir respeito em seu local de trabalho específico.

Quer sejamos líderes ou colegas de trabalho, todos podemos moldar um ambiente em que os colegas reforcem as sugestões respeitosas e façam do valor social uma realidade do dia-a-dia uns para os outros. A pesquisa aponta para comportamentos específicos que transmitem respeito devido, como a escuta ativa e a valorização de diversas origens e ideias. Para os líderes, delegar tarefas importantes, permanecerem abertos a conselhos, dar liberdade aos funcionários para buscar ideias criativas, interessar-se por suas vidas fora do trabalho e publicamente apoiá-los em situações críticas são alguns dos muitos comportamentos que transmitem respeito.


3. Reconheça que o respeito tem efeitos em cascata.

Comportamentos de liderança são frequentemente imitados em toda a organização, assim como a incivilidade pode espiralar. A cascata de cima para baixo também pode moldar a forma como os funcionários tratam clientes, parceiros da indústria e membros da comunidade. Não é por acaso que, nos últimos anos, a Costco foi classificada como a melhor grande empregadora da América pela Forbes e empatada como a “varejista favorita da América” ​​em uma pesquisa do American Customer Satisfaction Index. No outro extremo do espectro, as empresas que lideram as listas de “pior serviço ao cliente” frequentemente também são as “piores locais para se trabalhar”.


4. Personalize a quantidade de respeito que você recebe.

Além de garantir uma linha de base de respeito devido, os líderes podem identificar e adaptar a combinação de tipos de respeito que melhor capacitarão seus funcionários a prosperar. Embora seja provável que seja necessário um nível mais alto de respeito devido e ganho, você pode ter motivos para enfatizar um tipo ou outro. Talvez você tenha definido uma meta que requer muita colaboração e coesão, garantindo maior ênfase no respeito devido. Alternativamente, se sua cultura se concentra principalmente em contribuições individuais, você pode enfatizar o respeito conquistado, assegurando que os padrões de desempenho sejam transparentes e direcionar a atenção dos funcionários para resultados objetivos, em vez de comparações subjetivas com os colegas. Que forma essas expressões de respeito merecido podem assumir? De acordo com uma pesquisa global da McKinsey com mais de 1.000 executivos, gerentes e funcionários, o elogio de um gerente imediato, a atenção de um líder e as oportunidades de liderar um projeto têm mais impacto na motivação do que os incentivos monetários.


5. Pense no respeito como infinito.

Decidir quando conceder respeito não é como fazer um julgamento que exige dividir uma torta fixa (como ao alocar tempo, pagar aumentos ou atenção, por exemplo), argumentam Steven Blader e Siyu Yu, da Universidade de Nova York. O respeito não é finito; pode ser dado a um funcionário sem prejudicar outros. Isso se aplica tanto ao respeito devido quanto ao ganho: todos os membros de uma organização têm direito ao primeiro e todos os funcionários que atendem ou ultrapassam os padrões de desempenho merecem o segundo. E o lugar de um funcionário no organograma faz com que ele não mereça mais ou menos respeito. O respeito devido deve ser concedido ao zelador e ao diretor executivo e o respeito obtido deve basear-se em atender ou exceder os padrões específicos da função de cada um.

Segue no próximo blog.

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