top of page

Saber para corrigir 02: 19 traços de péssimos líderes


Esclarecendo questionamentos: alguns leitores me questionaram sobre o subtítulo – saber para corrigir. A explicação reside no fato de que, algumas vezes, nós possuímos os comportamentos enumerados, porém não nos damos conta de que atuamos desta forma uma vez que determinada ação já faz parte de nosso automatismo, ou seja, fazemos e sequer refletimos sobre o que estamos fazendo. Pode ser que a dose não seja tão expressiva, mas mesmo assim pode acarretar em efeitos negativos sobre nossos colaboradores. Então, é melhor buscar o autoconhecimento inteligente que evita danos e constrói relações verdadeiras. Continuemos:

7. Sempre certo: Esses chefes têm uma necessidade compulsiva de estar certos e consistentemente apontar como os outros estão errados. Eles nunca podem admitir um erro e dizer: "Sinto muito".

8. Indisponível: Gerentes ruins raramente estão disponíveis. Eles são intangíveis quando são mais necessários, especialmente em tempos de crise, quando decisões críticas precisam ser tomadas ou em situações de funcionários que exigem sensibilidade.

9. Nunca elogiam ou incentivam: Rápidos para criticar e lentos para elogiar. Muitos funcionários de maus chefes relatam que seus gerentes não os agradeceram em anos. Dado que o reconhecimento é o driver mais eficaz do engajamento, esse é um dos traços mais notórios de um chefe ruim.

10. Irrealistas e exigentes: Os maus chefes estabelecem metas que são irrealistas e inatingíveis. Quando essas metas não são atingidas, eles culpam seus funcionários por não as alcançar, classificando os funcionários como fracos, preguiçosos ou com desempenho insatisfatório.

11. Indecisos: Maus chefes vivem com medo de si mesmos, o que muitas vezes leva à paralisia de decisão. Essa indecisão decorre do medo de se cometer um erro ou simplesmente não ter informações básicas suficientes para tomar a decisão.

12. Micromanager: Seja qual for o trabalho que você está realizando, o micro gerenciador está sempre olhando por cima do ombro e adivinhando cada decisão que você toma. Isso pode ser especialmente frustrante quando combinado com o traço 13 (incapaz de tomar uma decisão). Altamente controladores, os micro gerentes exigem cada informação e silenciam qualquer oportunidade de inovação ou criatividade. Você deve executar ordens e reportar de volta.

bottom of page